Comunicação e Linguagem
Felipe schuck relatos diferentes, uma narrativa a comunicação nas empresas
Gramado - RS
2014
INTRODUÇÃO
A comunicação se tornou a ferramenta base para o sucesso de uma empresa nos dias de hoje. Porém a comunicação que pode trazer benefícios, também pode trazer danos irrecuperáveis. Uma informação trasnmitida de forma inadequada pode acabar com a imagem da empresa no mercado, ou trazer desequilibrio no ambiente de trabalho. Desta forma a comunicação tem que ser eficiente e eficaz.
Comunicar-se é uma atividade vital na sociedade. Ninguém vive só, isolado do mundo, pelo contrário, todos vivem e convivem uns com os outros, interagem, compartilham experiências e interesses comuns, transmitem cultura de geração à geração e a modificam também. A transferência de informação pelo locutor e a compreensão pelo ouvinte caracteriza o ato da comunicação e sem esses dois requisitos, transferência e compreensão, não há comunicação.
Toda organização tem regras que estabelecem o comportamento de seus funcionários, como que procedimentos são feitos e, o que é, e não é permitido dentro do ambiente organizacional. Esses quesitos fazem parte da cultura das empresas. A cultura da empresa forma as diretrizes para os funcionários e desta forma precisa ser transmitida a todos que nela trabalham. A comunicação, no processo de socialização dos novos funcionários, precisa ser objetiva e clara, evitando interpretações dúbias.
Cada funcionário tem uma personalidade diferente, que pode influenciar sua percepção a respeito de algo que lhe é passado. A forma de falar, o uso das palavras, o tom da voz ou o meio utilizado na comunicação influencia a forma como o ouvinte interpretará a mensagem do emissor.
A COMUNICAÇÃO NAS EMPRESAS
Na BRASKEM, há uma interação estreita entre a equipe de comunicação e outras áreas da companhia, por exemplo, a de relações de investidores, onde, cerca de uma semana antes da