Comunicação e Linguagem
Direção de arte em comunicação
Thiago Batista de Gois
14101033
1º Questão – Quais as principais características do modelo de análise e descrição da linguagem, elaborados por Saussure e Hjelmslev, e os que os diferencia fundamentalmente.
Em Saussure entende-se linguagem como o sistema de signos, um sistema de convenções. Baseado nas definições de signo, significante e significado, porém signo não é arbitrário, pode não existir relação lógica entre uma palavra e o que é representado por ela.
Seu modelo é baseado em dicotomias como, língua/fala, onde se define o modelo de análise Saussuriano, mostrando que língua e fala se completam, pois antes de Saussure a linguagem era analisada evolutivamente e a forma escrita era levada em evidência e a linguagem falada/viva não. Ferdinand Saussure mostra a importância da análise dicotômica, mostrando que linguagem escrita e falada não podem existir uma sem a outra, outras terminologias adéquam melhor para sistemas não-lingüisticos.
Saussure tem sua teoria enquadrada nos limites do positivismo, a partir dele começa-se a ver como ciência o estudo da linguagem, que rapidamente atinge outros campos de estudo.
Louis Hjelmslev tem como base todo o modelo de Saussuriano, dito por ele que deve ser o único chamado de pioneiro, sua obra partirá ancorada na dele com objetivo de aprofundá-la, contudo sem alterar seus princípios.
O sistema Hjelmsleviano também faz análises dicotômicas, porém mantém-se mais especifico em sua análise. Na aplicação da dicotomia esquema/uso ele estabelece uma distinção entre três planos, esquema, norma e uso. Esquema é entendido como a língua em Saussure, a norma é a forma material da língua manipulado pelos usuários sem conter detalhes específicos, o uso é a língua manifestada especificadamente em cada grupo social.
Hjelmslev começa a usar o termo figuras, onde apresenta não-signos (letras de um