Comunicação e linguagem: os gêneros textuais
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
MARCIO SERTORI GONÇALVES
comunicação e linguagem: os gêneros textuais
Goiânia
2010
MARCIO SERTORI GONÇALVES
COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM: OS GÊNEROS TEXTUAIS
Trabalho apresentado ao Curso Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Comunicação e Linguagem sob orientação do professor Marcelo Silveira.
Tutor de Sala: Danuza Janne Ribeiro de Almeida
Goiânia
2010
Os gêneros textuais
Os gêneros textuais são os textos materializados encontrados no dia-a-dia e que apresentam características sócio-comunicativas definidas pelos conteúdos, propriedades funcionais, estilo e composição característica. Neste trabalho apresentarei o estudo de três tipos de textos técnicos, o bilhete que é a forma mais rápida de enviar uma mensagem, o comunicado que é uma mensagem levada ao público, e o atestado que é feito afirmando ou negando algo em questão. O gênero se caracteriza por exercer uma função social específica, estas funções sociais são pressentidas e vivenciadas pelos usuários. Isso equivale dizer que, o gênero é usado em momentos específicos de interação, de acordo com a função social dele. Os textos foram encontrados em diferentes sites e para analise deles, o livro da disciplina e de outros autores que tratam deste assunto. O bilhete a seguir, o primeiro ser analisado, foi escrito por um homem em um pequeno pedaço de papel destinado a uma mulher, ele expressa seu sentimento comparando-a a uma lâmpada pela ilustração. Percebemos que o autor deste, tem o cuidado com os detalhes partindo das margens do papel até em assinar. O bilhete é uma carta simples e breve. É um aviso escrito em que se anota algum fato que quer ser levado ao conhecimento de uma pessoa, de forma apressada.
O bilhete verbal tem a linguagem em terceira pessoa, como podemos observar neste. Podemos também encontrar outras formas, em linguagem comercial, o bilhete tem função