Comunicação e Linguagem 1° sem
Vemos exemplos fáceis de entender essa metodologia de comunicação no livro de Português da editora Scipione, autores Ernane Terra e José de Nicola, e também no livro de Comunicação e Linguagem – Heidi Strecker.
Temos como objetivo na produção desse documento, que por mais simples seja o meio da comunicação, ou seja na escrita de um bilhete,aviso ou quaisquer que seja, jamais devemos esquecer de mantermos a gramática correta e de sermos claros e objetivos em tudo o que escrevemos e que queremos transmitir ao leitor.
Gênero Textual é definido pelo autor como uma noção vaga para os textos materializados encontrados no dia-a-dia e que apresentam características sócio-comunicativas definidas pelos conteúdos, propriedades funcionais, estilo e composição característica.
2 ANÁLISES
Passamos agora a demonstrar alguns exemplos de comunicação e documentos administrativos, usados nas empresas para facilitar a comunicação:
ATA
Conceito:
Ata é um “documento de registro” no qual se resumem reuniões e assembléias de entidades públicas ou particulares dele constando, portanto, fatos, ocorrências, decisões, resoluções, debates, votações, disposições, normas etc. A ata é a vida da empresa, reunindo todos os atos fundamentais da sua existência e trajetória no mundo empresarial e institucional.
O essencial é lembrar que a ata não é uma transcrição de tudo o que foi falado, mas sim um documento que registra de forma resumida e clara as deliberações, resoluções e demais ocorrências de uma reunião ou outro evento.
Elaboração:
Geralmente, as atas são transcritas pelo secretário em livro próprio, que deve conter um termo de