comunicação e expressão
Édson Luiz Araújo
Gestão Empresarial
TOBIAS. E. C. Leitura: momentos de descobertas. In: TOBIAS, E. C.. Revista veja em sala de aula: uma proposta de leitura, 2006. [Dissertação de Mestrado].
Capítulo 1.1 Um Breve Histórico De Leituras O objetivo deste diário é colocar questões que distingue a “leitura ideal para o professor na escola”, tendo em vista o baixo nível do ensino público, falta de interesse dos alunos e de incentivo para os professores, o texto exalta a leitura como a “estrutura cultural do homem”. É muito interessante a idéia de trabalhar a “Análise de Discurso” em sala de aula por novos caminhos como cita o texto, para Eurídice (2006, p.17) “Neste sentido, buscava para meus alunos um processo de leitura que os levasse a se envolver com o texto visando o sentido, mas não um sentido preso ao texto, fechado em si mesmo; um sentido que os levasse a refletir sobre o texto”. Com um processo de leitura dinâmica, o aluno se interage ainda mais com o texto buscando novos caminhos para a leitura. É notável que a leitura desenvolva o processo crítico do cidadão, e estando amarrados a lições de livros didáticos, impossibilita o desenvolvimento dessa capacidade, para Eurídice (2006, p.18) “Limita a possibilidade de novas leituras a partir das condições de produção de texto” e “na constituição do aluno como sujeito de suas leituras”, desse modo:
Assim, para a autora, uma leitura é possível em relação às suas histórias e não uma leitura prevista por um texto fechado em si mesmo, pois um processo de leitura para um texto fechado em si mesmo, exclui qualquer relação do texto, e do leitor com o contexto histórico-social, cultural,