Comunicação e Expressão
O condoreirismo no Brasil teve inicio em meados de 1860 após a segunda geração romântica chamada de Ultrarromantismo, temas como a independência a libertação dos escravos e a erradicação da miséria e educação começaram a ser temas focos na poesia e na pintura da época. O condoreirismo o condorismo também tivera sido conhecido pela geração Hugoana devido a Influencia de Vitor Hugo poeta francês que tinha os mesmos ideais dos poetas brasileiros e sob sua influência poética é que se inicia essa nova fase no Brasil.
Então se concluiu que: A terceira geração romântica teve forte influencia do poeta francês Vitor Hugo, pois suas poesias vinham com uma forte carga de temas político-sociais e uma poesia voltado para questões que estão mais preocupadas com o social e não com o indivíduo. Temas como a libertação dos escravos e a denuncia social foram fortemente abordados nessa fase a idealização da mulher que antes para os ultra-românticos que era uma mulher intocável agora nessa geração ela já perde essa idealização e se torna uma mulher comum, ou seja, palpável real.
Então podemos destacar alguns fatos importantes como:
1888 - Abolição da Escravatura.
1889 - Proclamação da República.
Influenciada pelos acontecimentos sociais, discursa sobre liberdade, questões sociais, e o abolicionismo.
Uso de exclamações, exageros, apóstrofes.
Mulher presente, carnal.
Volta-se para o futuro, progresso.
Luta pela liberdade, temáticas sociais.
Ainda fala sobre o amor, mas com outra temática diferente dos ultra românticos.
O condor simboliza a liberdade, uma ave que tem o poder de visão elevada que consegue enxergar além, e era isso que os poetas queriam passar em seus poemas, por este motivo Condoreirismo.
Na poesia, os principais poetas dessa época foram: Castro Alves, Sousândrade e Fagundes Varela. Mas quem recebeu maior destaque e notoriedade foi Castro Alves.
Sua poética era de temas como denuncia social, a abolição da