Comunicação e expressão - unidade 6 (2013
"Mas, essa não é a situação mais comum. Nos dias de hoje, é ilusório para os pedintes esperar que uma legião de "culpados" corra atrás deles para oferecer a sua ajuda. Os pobres que param ao lado dos carros luxuosos nas esquinas das grandes cidades sabem como é difícil emitir o tipo de sinal que comova o motorista e redunde em esmola. Para eles, de fato, o desafio é criar um tipo de manifestação que leve a "vítima" a ajudá-los para se livrar de um desconforto. Nesse campo, Becker está certo. Por outro lado, verifica-se que os grandes lances de solidariedade no Brasil são muito mais frequentes entre os pobres do que entre os ricos. As pessoas que menos têm são as que mais dão. Basta ver como os doentes pobres se ajudam dentro de um hospital ou num instante de emergência na vizinhança. Como é comum entre os moradores das favelas e cortiços o empréstimo de pequenas quantidades de alimentos, agasalhos e cobertores na hora da necessidade."
(PASTORE, José. A lógica da esmola. O Jornal da Tarde. São Paulo, 30 jul. 1997. Disponível em: http://www.josepastore.com.br/artigoslcotidiano/034.htm. Acesso em: 28 fev. 2002)
Resposta
Resposta Selecionada: e.
Desenvolvimento de uma argumentação.
Resposta Correta: e.
Desenvolvimento de uma argumentação.
Feedback da resposta:
O uso do operador argumentativo 'mas' indica que o autor do texto faz referência a algo dito anteriormente. É possível pressupor que o autor apresentou uma ideia anterior para fundamentar o que iria dizer em seguida. Este recurso estrutural é próprio do DESENVOLVIMENTO de um texto dissertativo-argumentativo.
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos
(texto do anúncio: "Ao contrário das outras modelos desta revista, nós estamos aqui para mostrar curvas reais. Sistema firmador Dove. Testado em curvas de