Comunicação Verbal e Não Verbal
A Comunicação é entendida como a transmissão de estímulos e respostas provocada, através de um sistema completo ou parcialmente compartilhada. É todo o processo de transmissão e de troca de mensagens entre seres humanos. Esquema da Comunicação de R. Jakobson:
Contexto
Emissor
Mensagem
Receptor
Contacto
Código
Para se estabelecer comunicação, tem de ocorrer um conjunto de elementos constituídos por: um emissor (ou destinador), que produz e emite uma determinada mensagem, dirigida a um receptor (ou destinatário). Mas para que a comunicação se processe efetivamente entre estes dois elementos, deve à mensagem ser realmente recebida e descodificada pelo receptor, por isso é necessário que ambos estejam dentro do mesmo contexto (devem ambos conhecer os referentes situacionais), devem utilizar um mesmo código (conjunto estruturado de signos) e estabelecerem um efetivo contacto através de um canal de comunicação. Se qualquer um destes elementos ou fatores falhar, ocorre uma situação de ruído na comunicação, entendido como todo o fenômeno que perturba de alguma forma a transmissão da mensagem e a sua perfeita recepção ou descodificação por parte do receptor.
Elementos da Comunicação:
• Codificar: transformar, num código conhecido, a intenção da comunicação ou elaborar um sistema de signos.
• Descodificar: decifrar a mensagem, operação que depende do repertório (conjunto estruturado de informação) de cada pessoa
• Feedback: corresponde à informação que o emissor consegue obter e pela qual sabe se a sua mensagem foi captada pelo receptor.
Linguagem Verbal: as dificuldades de comunicação ocorrem quando as palavras têm graus distintos de abstração e variedade de sentido. O significado das palavras não está nelas, em si, mas nas pessoas (no repertório de cada um e que lhe permite decifrar e interpretar as palavras) Linguagem Não-Verbal: as pessoas não se comunicam apenas com palavras. Os movimentos faciais e corporais, os