Comunicação sustentável
TRABALHO DE MONOGRAFIA
COMUNICAÇÃO SUSTENTÁVEL
FERNANDA FIGUEIREDO DE BUSTAMANTE
ORIENTAÇÃO: GABRIELA DURATE
BELO HORIZONTE
2010
"Não dá para resolver um problema com o mesmo raciocínio que o causou"
Einstein
INTRODUÇÃO
Estamos em tempos difíceis de convivência com a terra. Tempo este que retiramos tudo o que temos o mais rápido que podemos. Parece que para se alcançar recordes do menor tempo de extração, manufaturação, venda, consumo, uso, desuso e finalmente o lixo.
A expectativa de vida dos produtos é muito menor hoje, pois a máxima da vida moderna nos leva a crer que ter é poder, então se ter é poder surgia aí o consumismo.
O consumismo é o oposto da sustentabilidade. Se o primeiro pensa que o quanto mais se compra e se acumula é a melhor das delícias o segundo tem a clara responsabilidade do consumo satisfatório de suas necessidades, sem comprometer os recursos naturais e sem lesar o direito das gerações futuras a terem acesso a um planeta sadio.
Para conseguirmos reverter os impactos já gerados pelo homem é preciso um esforço de todas as esferas da sociedade. Um olhar holístico, totalitário, dinâmico e único, deve permear a mente dos atuais atores : indivíduos, empresas, e governo.
Vemos pela biografia do planeta Terra o quanto os seres humanos se desligaram das verdades universais do cuidado com a Terra e certamente estamos pagando o preço pelo progresso sem responsabilidade, com o alerta vermelho da natureza. Desastres ambientais, tsnunamis, vulcões a muito adormecidos, enchentes, tornados, doenças, pobreza, descaso, fuga, fazem parte da convivência e conveniência da nossa atuação na Terra, para a Terra e para todos os seres que vivem da Terra.
Se é sabido que desta forma temos prejudicado várias esferas de vida, por que não quebrar os paradigmas e fazer valer os conjuntos de idéias eficazes para que a vida