comunicação pessoal
Principais obstáculos a uma comunicação eficaz.
Atitudes defensivas/agressivas: Muitas pessoas perdem facilmente a razão quando são confrontadas com uma crítica ou um reparo menos favorável, deixando-se levar pelo lado emocional e reagindo de imediato com hostilidade.
Estar desatualizado: Transmitir informação desatualizada ou dar uma opinião sem estar munido de todos os dados relevantes pode gerar confusão nos seus destinatários, que ficam sem perceber se a situação voltou a um passo anterior ou se quem comunica está errado.
Falar muito: O o segredo de uma boa comunicação não está no excesso de informação transmitida, mas sim deve se buscar mas sim na qualidade da informação informada.
Apresentações/Discursos: Deve se preocupar em estabelecer uma relação de proximidade com a audiência, pois senão o transmissor corre o risco de facilmente perder a sua atenção e de não conseguir fazer chegar a sua mensagem.
Não ouvir: Para bem comunicar, saber ouvir é tão importante como saber falar.
Não pensar antes de falar: As pessoas não são capazes de transmitir uma mensagem articulada simplesmente porque não pensam nas suas ideias antes de as exporem.
Não ser consistente: A comunicação não é só aquilo que dizemos mas também as mensagens que, através do corpo e do olhar, transmitimos a quem nos rodeia.
Não reconhecer que não sabe: É preferível escusar-se a dar uma opinião, até aprofundar um pouco o tema, do que falar do que não sabe, originando discussões desnecessárias e pondo em risco a sua credibilidade geral.
Existem determinadas condições físicas, tanto por parte do emissor, quanto por parte do receptor, que concorrem para que a mensagem seja distorcida:
Doenças físicas
A Surdez: A pessoa surda, mesmo que use aparelho de audição, perde uma parte da mensagem.
Estresse: A pessoa que está estressada está sofrendo não apenas de cansaço físico, mas também de cansaço mental. Por isso, não consegue ter a atenção necessária à mensagem que lhe está