Comunicação organizacional
Sumário
Introdução 2
Descrição do assunto 2
Apreciação crítica 3
Considerações finais 4
Referências Bibliográficas 5
Introdução
Neste texto abordarei a o capítulo sobre Organizações e Cultura. No texto são abordadas vários tipos de organizações e como cada uma padroniza seus trabalhos dentro da cultura de cada empresa.
Descrição do assunto
Ao abordar o tema “Organizações e Cultura” torna-se importante salientar que o termo cultura dentro de uma empresa se refere à imagem que determinada organização tem perante a sociedade. Um dos autores que melhor definem cultura organizacional é Schein (1980). Ele a define como “um padrão de pressupostos básicos compartilhados que o grupo desenvolveu para lidar com problemas de adaptação”. São procedimentos e regras ligadas à conduta dos funcionários que formam a identidade da organização. A cultura organizacional faz parte de um universo invisível, importante para entender o universo de quem trabalha nas organizações e a partir do momento em que determinado grupo cria e desenvolve habilidades para entender e lidar com problemas internos e externos, isso se torna válido e consequentemente é repassado aos demais.
Apreciação crítica
Segundo Schein, a cultura não pode ser simplificada e sugere que a melhor forma de pensar a cultura é percebê-la em três níveis. O primeiro seria o de artefatos visíveis : constituem o primeiro nível da cultura, o mais superficial, visível e perceptível. Artefatos são as coisas concretas que cada um vê, ouve e sente quando se depara com uma organização. Incluem os produtos, serviços, e os padrões, de comportamento dos membros de uma organização. O segundo nível é o dos valores esposados: são os