Comunicação não verbal
Movimento do corpo que serve para comunicar, envolvendo movimento da cabeça e das mãos.
Há várias formas de gestos, mas as mais importantes são: gestos espontâneos e gestos emblemáticos. Emblemáticos (com um significado especifico e ocorre sem discurso. Ex: cumprimento budista, “vem cá”)
Gestos espontâneos (2 e 3)
São feitos em sincronia com o discurso e são geralmente feitos com as mãos e com a cabeça. Quando necessário é feito com qualquer parte do corpo(ex:apontar com o pé quando as mãos estão cheias).
Gostos reforçam uma mensagem (acredita-se que tanto os gestos como fala vêem da mesma linha de concepção)
Gestos espontâneos podem ser complementares suplementares ou contrastivos com o discurso reforçando o discurso, adicionando informação ou comunicar informação contraditória(ou ligeiramente diferente).
Segundo McNeill existem 5 categorias de gestos espontâneos:
• Ritmados - dá ênfase a partes de discurso, frases, palavras . São movimentos de 2 fases (cima/baixo, direita/esquerda) que fazem a ligação de uma frase para a outra(ex.up to down) sendo o ponto de ênfase. Utiliza todo o corpo especialmente cabeça e mãos, sendo que movimentos adicionais dá mais ênfase.
• Dêitico – São gestos demonstrativos ou direccionais, usando geralmente a cabeça e os dedos. Pode-se referir a objectos concretos ou abstratos (no sentido de se referior a onde um objecto estava antes) (ex: cartoon , que envolva 2 pessoas as pessoas referem uma aérea para um cartoon e outra para outro)
• Coesivo – servem para juntar, de acordo com o tema, partes do discurso que se encontrem temporariamente separadas.(ex: listagem de itens) Consiste na repetição de um gesto especifico e por isso requer o uso de outras formas de gestos (ex ritmados).
• Metafórico – mundo mental em que se fala de objectos abstractos como se fosse físico (ex: tive esta ideia brilhante e fazer mão em concha)
• Icónico – Cada gesto tenta retratar alguns