Comunicação não-verbal em uma negociação
Em uma negociação existem muitos fatores que influenciam o processo. Dentre tantos requisitos que podemos citar a comunicação se torna muito importante. Através dela é feito o fluxo de informações entre as partes negociantes. Muito se fala sobre a comunicação verbal, porém, a comunicação não-verbal também tem seu poder de influência sobre uma negociação, podendo ser ela positiva ou negativa.A porcentagem de comunicação não-verbal é muito elevada em uma negociação, representando em média 65% do que é comunicado. Logo, o negociador que não sabe decodificar estas mensagens, estará perdendo 65% do que é comunicado.
Veja a seguir uma explicação mais aprofundada sobre este tema, com exemplos que ajudarão a entender as particularidades da comunicação não-verbalO PODER DA COMUNICAÇÃO NÃO-VERBALComunicação não-verbal é a comunicação feita através de elementos que não utilizam palavras ou escrita. Pode ser feita através de gestos, símbolos, expressões faciais, posturas corporais, a relação de distância entre os indivíduos, aparência física, tom de voz e até mesmo a organização dos objetos. Podem influenciar decisivamente o comportamento das pessoas.
Alguns estudos mostram que a linguagem não-verbal pode ter mais impacto que a linguagem verbal, e pode exigir um pouco mais de interpretação pra desvendar seu significado.
Para melhor entendimento, segue alguns exemplos deste tipo de comunicação:
Olhar dos pés a cabeça: expressão de quem olha a pessoa para perceber a maneira que se veste, ou aparência física. Não é uma pratica adequada no local de trabalho pois caracteriza uma pessoa que leva em consideração somente a aparência de um indivíduo. Pode significar rejeição de quem está olhando e constrangimento de quem está sendo observado, impossibilitando uma negociação.
Coçar a cabeça enquanto explicamos algo: típico de quem não tem convicção no que fala. A pessoa afirma algo, mas não tem certeza de sua veracidade.
Cumprimentar olhando nos olhos: