COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES
Comunicação nas organizações
PETROLINA
2014
Problemas nas comunicações, quando se originam em nível gerencial, só podem ser resolvidos se alterarmos na origem, ou seja, no modelo e no conceito de gerencia adotado. Para garantir o crescimento da organização o gerente precisa não só conhecer mas ser capaz de avaliar diferenças e pontos fortes de cada membro da sua equipe, e assim identificar a melhor forma de se comunicar e de se fazer entender.
Buscando com essas características organizar a equipe e buscar o alcance de metas. Pois somente com esse conhecimento pode-se buscar a realização e concretização da pessoa e assim formar uma base solida para a empresa. O gerente precisa saber agir como um líder e não apenas como um chefe ou uma maquina que só visualiza resultados e metas – deixando de identificar as diferenças entre os membros de sua equipe e conquistar a confiança dos colaboradores. O líder passa imagem de segurança e credibilidade e seu modelo passa a servir de exemplo para os colaboradores, que no anseio pela aprovação, trabalham com mais empenho e dedicação. Nessa relação a presença do gerente é desejada, fazendo com que os mebros do grupo de trabalho considerem que o gerente faz parte da equipe. Segundo o autor “ninguém faz bem feito o que não compreende nem aquilo no qual não acredita”, diante disto podemos concluir que um funcionário não treinado, distante do processo como um todo, não se envolve por não conhecer a importância do seu papel na atividade executada, e por não se sentir responsável pelo produto final.
Os funcionários precisam conhecer o impacto dos erros cometidos e o que ira causar no processo como um todo. E é papel fundamental do gerente orientar e guiar o funcionário sobre seu papel.