Comunicação nas empresas modernas
*Empírico_ aquilo que é baseado na experiência, na prática
Para Durkheim o fato social é experimentado pelo indivíduo como realidade independente e preexistente.
Características básicas que distingue os fatos sociais: 1. a “Coerção Social”; 2. fatores “exteriores ao indivíduo”; 3. a “generalidade”
*Coagira_ constranger, forçar pela lei ou pela violência.
1º COERÇÃO SOCIAL - Força que os fatos exercem sobre os indivíduos: Os indivíduos se conformam com as regras da sociedade (essa força se dá através da língua, das leis, das regras morais)
A força coercitiva* se torna evidente pelas “sanções legais” ou “espontâneas”. * Sanções Legais_ são prescritas pela sociedade através das leis(penalidade e infração definidas) Ex.: Multas de trânsito, roubo, etc.; * Sanções espontâneas_ resposta a uma conduta inadequada “olhar de reprovação das pessoas”, pois está ferindo os “bons costumes”...
O comportamento desviante num grupo social pode não ter penalidade prevista por lei, mas o grupo pode espontaneamente reagir castigando quem não deve se comportar de forma discordante em relação a determinados valores e princípios. A reação negativa da sociedade a certa atitude ou comportamento é, muitas vezes, mais intimidador do que a lei.
Para Durkheim a educação tem um papel importante na conformação do indivíduo à sociedade em que vivem, seja a educação formal ou informal. A educação tem o papel de ajudar a internalizar as regras sociais.
Ex.: uso de determinada língua, gosto culinário, determinados padrões de arte...
A arte também representa um recurso capaz de difundir valores e