Comunicação mercadológica
Esse conjunto de técnicas precisa identificar, controlar, ambientar e promover marcas, produtos e serviços no PDV. Com essas ações, os produtos conseguem destaque na loja e preferência do consumidor, o que resulta na maior rotatividade, que se torna bom tanto para a indústria, quanto para o varejista.
As ações de divulgação como cartazes, exposição de produtos em locais estratégicos, demonstração e degustação são as ferramentas mais comuns de merchandising.
Segundo a autora Regina Blessa, "merchandising é qualquer técnica, ação ou material promocional usado no ponto de venda que proporcione informação e melhor visibilidade a produtos, marcas ou serviços, com o propósito de motivar e influenciar as decisões de compra dos consumidores".
O merchandising tanto pode usar a propaganda (quando divulga ofertas na mídia) como a promoção de vendas (quando se utiliza de preços mais baixos ou brindes) para a ampliação de sua estratégia.
A grande importância do merchandising está no fato dele ser a soma de ações promocionais e materiais de ponto de venda que controla o último estágio da comunicação mercadológica - a hora da compra.
Outro tipo de estratégia utilizada é a exibitécnica, uma forma de exibição de produtos que promotores usam para aumentar vendas. Essas ações devem estar previstas na estratégia de trade marketing porque ajudam a destacar um produto em meio a tantos concorrentes.
As ferramentas da exibitécnica se baseiam nos cinco sentidos do homem para motivar a compra. Quando um profissional apresenta o produto em ação, orienta o consumidor nas formas de uso, destaca a embalagem e consegue criar um clima favorável, ele está usando a exibitécnica.
Essa prática não traz apenas vantagens para o varejista. Quando