Comunicação, liderança e motivação
Uma organização não existiria se não houvesse a comunicação, liderança e a motivação. A liderança faz com que uma organização se sinta melhor no interior do seu ambiente de trabalho, pois um líder é aquele que consegue bons resultados, através do desempenho de sua equipe, incentivando o crescimento e preservando a harmonia e o bem estar do grupo.
A comunicação dentro da empresa é fundamental, com ela o nível mais alto (diretores) consegue se comunicar com o mais baixo (subordinados) de forma mais rápida e vice-versa.
Já a motivação é o combustível que nos faz funcionar. Por meio da motivação há melhoria nos processos internos, dos produtos, envolvimento e comprometimento.
Nos últimos anos estamos tendo muitos problemas nas organizações e é o que vai ser relatado nesse trabalho com a liderança situacional, motivação e a comunicação nas organizações.
Liderança Situacional
Na liderança situacional o líder estará avaliando seus colaboradores e alternando seu estilo de liderança com certa frequência, sendo ela dinâmica e flexível. Também mostra uma relação entre liderança, motivação e poder, buscando conciliar a tarefa a ser executada, concedendo orientação e direção do líder aos colaboradores, o apoio emocional através de um relacionamento adequado e o nível de maturidade dos colaboradores.
A maturidade pode ser definida como a vontade e a capacidade de uma pessoa assumir a responsabilidade de dirigir seu próprio comportamento. Este modo de liderança pode ser dividido em quatro estilos: * Direção: quando o colaborador necessita aprender a tarefa a ser executada, sendo o líder supervisor da tarefa até seu fim, direcionando o colaborador para elaborá-la até conquistar confiança. * Orientação: quando o colaborador necessita conhecer a tarefa e conquistar um estímulo para a execução. O líder contribui apoiando a obtenção de novas idéias e disseminando conhecimento quando o colaborador necessite de ajuda. * Apoio: o líder se encarrega de