Comunicação Interna
CURSO: 8º PERÍODO DE ADMINISTRAÇÃO
COMUNICAÇÃO INTERNA NA EMPRESA
CONSELHEIRO LAFAIETE - MG
2011
ALESSANDRA LAPORTE
FÁBIA DOS SANTOS CAMPOS
PATRÍCIA DE PAULA GARCIA
COMUNICAÇÃO INTERNA NA EMPRESA
Projeto de Pesquisa apresentado à Faculdade
Santa Rita – FaSaR, na disciplina Seminário de Trabalho de Conclusão de Curso I, como requisito parcial para a elaboração da monografia. Orientadora: Professora Mestra Wanderléia
Moreira Ribeiro.
Coorientador: Professor
Roberto Antunes.
CONSELHEIRO LAFAIETE - MG
2011
Mestre
Paulo
JUSTIFICATIVA
A Comunicação é um desafio necessário a todas as organizações. Apesar de haver muitas formas de obter informações e conhecimentos, nem sempre há comunicação.
Existe grande diferença entre comunicação e informação. Os empregados são parceiros e quanto mais bem informados estiverem, mais envolvidos estarão com a missão de seu negócio. A Comunicação interna amplia a visão do empregado, dando-lhe um conhecimento sistêmico do processo. Os empregados são os melhores porta-vozes da instituição em que trabalha. Sua opinião sobre a organização vale muito para quem está de fora. Ele é o maior propagandista de sua organização.
Toda organização está inserida num mercado altamente competitivo. A Comunicação
Interna tem uma função importante, no sentido de fazer circular as informações novas, promover o debate e a interação entre os vários segmentos da organização e, sobretudo, capacitar os funcionários para os novos desafios.
Por isso, o processo de comunicação interna precisa ser valorizado e os canais que ele dispõe (jornais, boletins, intranet, murais etc) devem ser disponibilizados de forma eficaz e atrativa para que realmente cumpram sua missão de integrar todo o quadro funcional de uma organização.
Este estudo se justifica pela necessidade que as empresas têm de manter seus funcionários bem informados para capacitá-los para novos desafios.
1
OBJETIVOS