comunicação integrada
2.° Passo: Seja optimista
Todos nós fracassamos uma vez ou outra. Até as pessoas mais carismáticas fracassam de vez em quando. Mas, ao contrário destas, a nossa reacção ao fracasso pode ser catastrófica.
Muitos ficam a pensar sobre os obstáculos e as desilusões e acabam por se deixar dominar por eles durante a vida inteira. Será o leitor uma destas pessoas?
Se é, então tem de mudar.
As pessoas confiantes contam os seus êxitos e não os fracassos As pessoas confiantes contam os seus êxitos e não os fracassos.
Esquecem-se do passado e concentram-se no presente e, claro, no futuro. Cada palavra e acção é iluminada pela luz do optimismo.
Eis um pequeno teste que o ajudará a determinar se tem tendência para o optimismo ou para o pessimismo. Se for honesto na resposta às perguntas, ser-lhe-á possível pôr o dedo na manifestação mais importante da sua falta de autoconfiança.
Page 7
TESTE: É optimista ou pessimista?
Clique aqui para fazer o teste interactivo na Internet
1. Alguém põe um copo de água, vinho, sumo ou outra bebida de que gosta à sua frente. O copo está cheio até metade. A primeira coisa que pensa é:
a) O copo está meio vazio.
b) O copo está meio cheio.
2. Passa por uma bela casa – uma que está muito próxima da casa dos seus sonhos. A primeira coisa em que pensa é:
a) Nunca podarei pagar o preço de uma casa assim.
b) Espero que as pessoas que vivem nesta casa saibam aprecia a sua sorte.
3. Fica a saber que alguém no seu trabalho será promovido mas não sabe quem. A primeira coisa que lhe passa pela cabeça é:
a) Não serei eu.
b) Existe uma possibilidade de que seja eu.
4. Antes de sair esta manhã, reparou que o céu estava encoberto: a) Leva a sua gabardina e um guarda-chuva para o caso de chover.
b) Pensa que é provável