Comunicação Institucional
Em Processo de Comunicação e Comunicação Institucional, estudaremos os principais processos comunicacionais existentes atualmente. Além disso, discutiremos o papel do tipo de informação a que estamos submetidos no século XXI – significativa e corriqueira – e o papel da produção de conhecimento.
Logo após a análise das diferentes formas de comunicação, analisaremos a comunicação entre empresas como uma forma de produzir uma dinâmica cooperativa de fluxos de informações.
Finalmente, veremos como a empresa se relaciona com o público-alvo e de que forma esse público interage com a empresa, formando parcerias, novas formas de vermos a comunicação entre empresas, enfim, novas dimensões do processo comunicativo.
- Vivemos na sociedade da informação, mas quanto dela, efetivamente, é comunicação?
Informação é um dado neutro unilateral e que, portanto, não pressupõe troca.
*Para saber mais sobre volume de informação, leia...
i. WURMAN, Richard. Ansiedade da informação: como transformar informação em compreensão. São Paulo: Cultura, 1999.
A comunicação mercadológica é centrada no objetivo de gerar visibilidade de produtos e serviços, visando levar o público-alvo à experimentação e à adoção dos mesmos.
Como exemplo de formas de execução de comunicação mercadológica, podemos citar campanhas publicitárias e merchandising em ponto de venda.
A comunicação institucional visa projetar uma imagem favorável no público em questão e gerar empatia – goodwill – com ele.
(EMPATIA = COMPREENDER SENTIMENTOS DOS OUTROS)
Precisamos ainda destacar a relevância da comunicação institucional, pois, ao buscarmos percepções favoráveis sobre a organização, com certeza...
...estamos contribuindo para facilitar a penetração e a consolidação dos produtos e serviços da empresa.
Sinops: Trata-se da história real de Chris (MIRREN) e Annie (WALTERS), amigas diferentes entre si, mas inseparáveis, que vivem em uma cidadezinha inglesa.
Chris é