comunicação humana
Comunicação Humana
Osasco
19/04/2013
BARROS, Diana L.P .. A comunicação humana. In FIORIN, J. L. (org). Introdução a Linguística: l. Objetos Teóricos. 4ª ed… São Paulo. Ed. Contexto, 2005.
A comunicação humana foi inicialmente afirmada como ferramenta da comunicação no século passado (séc.XX), se tornando um meio de comunicação, um meio de representar a estrutura do pensamento.Suas formas procuram completar ou ampliar suas propostas para o discorrer da comunicação.Entre tantas funções, há inúmeras maneiras de se usar “a língua” ou “código”, sendo verbal, escrita ou visual para haver uma troca de informações, entre emissor e receptor.
Sendo diversos, um dos modelos da teoria da comunicação apresentados são: lineares e circular, onde formam uma interação verbal.
Alguns caráteres das concepções de comunicação é o mecanicista e “humanizante” , com competência modal e semântica dos sujeitos da comunicação.
A Comunicação Humana
A comunicação no início do século XX, segundo Soussure, afirmou que a língua é uma ferramenta muito importante para a comunicação, constituindo uma das rupturas saussureana, relacionadas ás gramáticas gerais e comparatistas do século XIX.A língua era uma forma de representar uma estrutura dos pensamentos, assim diziam os estudiosos.
Nos anos 1950, a teoria da informação sofreu forte influência na linguística. Vendo como outros objetivos, a medida da informação, dada quantidade de informação transmitida, e os da economia da mensagem, entre questões de codificação da mensagem eficiente, eliminação dos efeitos indesejados e ou a capacidade de transmissão, sendo assim, solucionar de outra ordem os problemas em telecomunicação.
Um esquema elaborado por um linguista, que ficou muito conhecido foi de Shannon, sendo um emissor e um receptor, que dividido, separam a codificação e a decodificação da emissão, criando um canal de um ponto ao