Comunicação Governamental
ISSN 2175-5787
ARTIGO ORIGINAL / ORIGINAL ARTICLE
Panorama da Produção Científica Nacional sobre
Comunicação Governamental: alicerce teórico para a construção de novas pesquisas
Panorama of National Scientific Production about
Government Communication: theoretical foundation for the construction of new research
Layon Carlos Cezar¹,Telma Regina da Costa Guimarães Barbosa¹, Maria Cecília Teixeira Reis¹
¹Universidade Federal de Viçosa, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Administração e Contabilidade, Av. PH Rolfs, s/n,
36570000, Vicosa-MG, Brasil
CITAÇÃO SUGERIDA: Cezar, L. C., Barbosa, T. R. D. C. G., & Reis, M. C. T. (2013). Panorama da produção científica nacional sobre comunicação governamental: alicerce teórico para a construção de novas pesquisas. Administração Pública e Gestão Social, 5(3).
Resumo: Mudanças de gestão, novas ideologias políticas, avanços tecnológicos e a dinamicidade de informação e dos meios de comunicação contribuem para as diversas transformações no âmbito da administração pública. Entre os desafios, destaca-se a busca por ferramentas de comunicação que permitam maior nível de eficiência, confiabilidade e transparência das informações. A sociedade já está sendo estimulada e o próprio governo cobrado por tal transparência. A accountability está entre as ferramentas que fomenta a prática e difunde idoneidade. Nesse intuito, o presente artigo buscou, por meio do levantamento dos trabalhos científicos publicados na área administrativa entre os anos de 2007 a 2011, realizar um estudo a respeito da produção científica brasileira que versa sobre a comunicação governamental, identificando lacunas e apontando perspectivas para estudos futuros.
Palavras-Chave: Comunicação Governamental, Transparência, Accountability.
Abstract: Management changes, new political ideologies, and the dynamics of information and communication technologies