comunicação formal e informal
Como já foi visto, sabemos que sem a comunicação uma organização não consegue sobreviver na sociedade, e para que a comunicação tenha sucesso na organização, é preciso que os dois tipos de comunicação, tanto formal como informal, sejam levados em conta, afinal elas podem afetar positivamente como negativamente na organização.
A comunicação informal é todo tipo de relação social entre as pessoas da organização. É uma forma dos funcionários terem mais informações, para saciar a curiosidade, que muitas vezes não são disponibilizados nos canais formais, assim faz com que haja uma procura de fontes alternativas. Uma das formas mais conhecidas como rede informal são os boatos e rumores. A comunicação informal, não é estratégica, afinal não é solicitada pela alta administração, mas não é por isso que é menos importante. Por isso a rede informal é preciso ser levado a sério, e a organização precisa tirar proveito positivo desse tipo de comunicação, afinal assim é possível saber com mais rapidez a opinião, as insatisfações e boatos sobre a organização.
Já a comunicação formal vem da alta administração, ou seja, é uma comunicação dirigida e estrategicamente elaborada para os seus públicos, é uma comunicação formal, que transmite informações, medidas, ordens, e etc., por diferentes veículos, como por exemplo, impressos, visuais e eletrônicos.
“por mais detalhado que seja o sistema de comunicação formal estabelecido na organização, terá que ser sempre suplementado por canais informais, através dos quais fluirão informações, aconselhamentos e, inclusive, ordens” – Hebert A. Simon
_____________________________________________________________
No conturbado mundo empresarial, a troca de idéias deve ser vista como uma importante fonte de soluções. Por isso, os funcionários devem ser estimulados (e não obrigados) a buscar conhecimento de outros funcionários, que possuem experiências diferentes e podem oferecer alternativas e visões diferentes ou