Comunicação externa
Uma nova marca: identidade corporativa, valores, logótipo e slogan
Imagem institucional:
Em resultado das alterações do mercado da energia, que assentam em dois pilares chave - a liberalização e alargamento da área geográfica de intervenção e a potencial entrada no negócio do gás - a edp inicia um processo de reposicionamento estratégico da empresa, dando-lhe visibilidade através do investimento fortíssimo na mudança da marca.
A 13 de Julho de 2004 foi tornada pública a nova marca e com ela a nova designação da empresa “edp: Energias de Portugal”, perspectivando-se como principais alterações: (a) o redesenhar da identidade corporativa, para colocar na mente dos clientes a nova atitude e forma de estar da empresa; (b) o alterar, de forma integrada, todos os interfaces com todos os públicos (internos, externos e mistos) e (c) um novo posicionamento, com valores novos a comunicar.
Em Setembro de 2005, Horácio Piriquito, Director de Comunicação da edp, enfrenta o desafio de consolidar junto dos stakeholders da edp a sua nova imagem institucional.
Ao sorriso ficam associadas algumas assinaturas, uma institucional: “Energias de Portugal” e quatro outras que se constituem como slogans e reforçam os valores da marca: a edp “é simples”, “é fácil”, “é cómodo” e “é de todos”. Os slogans são frases pequenas que comunicam informação descritiva ou persuasiva sobre a marca. Funcionam como importantes fontes de associações favoráveis, potenciando a acessibilidade e interpretação da informação relacionada com a marca.
A mudança da imagem corporativa da edp
No âmbito da reformulação estratégica a empresa iniciou um processo de mudança da imagem corporativa. Fica claro desta análise da estrutura edp e dos mercados e que actua, que existe uma forte “corrente” de mudança estando, como vimos, a edp virada para o futuro no sentido de acompanhar e antecipar o mercado energético