comunicação externa e interna
A comunicação integrada assume cada vez mais uma intensidade global, nos impulsiona a gerar e repassar informações de nível corporativo para os diversos públicos com que a empresa se relaciona, a começar pela imprensa, passando pela comunidade, clientes e demais parceiros da cadeia produtiva e da própria organização empresarial, principalmente funcionários.
O conceito de Comunicação Integrada em marketing surgiu na década de 80. Quando algumas empresas começaram a sentir uma necessidade de desenvolver estratégias para integrar suas ferramentas de comunicação. Contudo, é no final dos anos 90 que ela começa a ganhar força, juntamente com o processo de globalização, que traz como decorrência mudanças no comportamento social e de consumo da população, bem como um maior nível de competitividade entre empresas. Hoje o desafio para as empresas e agências de comunicação é saber como sobressair nesse cenário e fixar sua mensagem na mente dos clientes.
Assim como a opinião do publico externo é importante para a organização e é trabalhada pela comunicação externa, a opinião do publico internos tem grande influencia nas opiniões e perspectivas do público externo, do consumidor em geral. Partindo desse princípio, as empresas cada vez mais tem investido no endomarketing como uma estratégia de recursos humanos, as necessidades do mercado, as estratégias que antes eram focadas nas vendas, voltaram-se para o cliente a ser conquistado é o cliente interno.
As ações de Comunicação integrada devem ser empregadas em todas as circunstâncias de comunicação e não somente nos casos de formação de imagem de marca, pois com o uso de uma só ferramenta de comunicação em mercado s altamente competitivos e com excesso de informações, qualquer esforço isolado de comunicação pode ser diluído e ter efeito comprometido.
A comunicação externa é uma poderosa ferramenta para a empresa dialogar com a sociedade, dar satisfação de seus atos e conhecer