Comunicação empresarial
2 – Conceito de linguagem: Linguagem é qualquer e todo sistema de signos que serve de meio de comunicação de ideias ou sentimentos através de signos. Caracterizam-se várias espécies ou tipos: linguagem visual, corporal, gestual. Embora os animais também se comuniquem, a linguagem verbal pertence apenas ao Homem.
3 – Processo de comunicação: A comunicação pode ser gestual, oral ou escrita. Alguém (emissor) comunica algo (mensagem) a outra pessoa (receptor) por algum meio em algum ambiente e para perceber a eficácia da comunicação, observa as reações (retorno). Emissor: Quem emite a mensagem para outra parte. Retorno: Percepção de como a comunicação está sendo recebida. Receptor: A parte que recebe a mensagem emitida pela outra parte. Mensagem: Conjunto de símbolos que o emissor transmite. Ambiente: Influencia e determina a atuação do emissor da mensagem.
4 – Língua falada e língua escrita: Não tem o mesmo vocabulário nem a mesma gramática. Não se fala como se escreve nem se escreve como se fala. Fala: São próprios da fala recursos de sonoridade, gestos e expressão facial. Escrita: Registra a comunicação superando os limites de espaço e tempo.
5 – Normas culta, comum e coloquial: Culta: Linguagem padrão. Comum: Amais geral, com base na cultura média. Coloquial: Fala mais familiar de pessoas cultas. Vulgar: De quem tem instrução rudimentar.
6 – História da comunicação: Ivy Lee – Em 1906 o jornalista decidiu deixar a profissão de lado para montar o primeiro escritório de relações públicas. Foi na década de 50 que o Brasil conheceu os trabalhos de relações públicas e de comunicação