Comunicação empresarial
I. Comunicação e comunicação empresarial Comunicar (do latim communicare = pôr em comum) implica busca de entendimento, de compreensão, contato. Em sua forma mais simples, o processo de comunicação consiste em um comunicador (emissor, transmissor ou codificador), uma mensagem e um recebedor (receptor ou de(s)codificador). A comunicação humana é um processo complexo que envolve os aspectos físico, psicológico, sociológico, contextual. De acordo com o modelo circular de comunicação (EUA, anos 1950), uma importante característica da comunicação humana é a reciprocidade (o receptor tem possibilidade de tornar-se emissor e de realimentar a comunicação). Nesse modelo, entende-se a comunicação como um sistema interacional.
Elementos essenciais do processo de comunicação
Fonte – origem da mensagem.
Emissor – quem envia a mensagem (pode ser uma organização informativa).
Mensagem – é o objeto da comunicação; sinal com algum significado para o comunicador, a ser interpretado pelo receptor. Os sinais têm um significado convencionado por nós ou pela nossa experiência; a mensagem pode ser visual, auditiva ou audiovisual, serve-se de um código, tem conteúdo e objetivos e deve ser veiculada por canal apropriado.
Recebedor – é o decodificador da mensagem; pode ser uma pessoa, um grupo ou até mesmo uma máquina.
Destino – pessoa ou pessoas a quem a mensagem é dirigida.
Canal – forma utilizada para o envio da mensagem, veículo pelo qual a mensagem é levada do emissor ao receptor; pode ser natural (órgãos sensoriais) ou tecnológico (espacial ou temporal).
Código – conjunto de sinais estruturados; pode ser verbal (utiliza a palavra falada ou escrita) ou não-verbal (gestos, sinais de trânsito, expressão facial etc.).
Referente – é o assunto da comunicação, o conteúdo da mensagem.
Obs.: Geralmente, a fonte coincide com o emissor e o destino com o recebedor.
REFERENTE
FONTE