Comunicação empresarial
INTRODUÇÃO
A comunicação dos homens entre si, entre os homens e as máquinas, e entre as máquinas, é uma via de pesquisa em plena expansão em diversas áreas do conhecimento.Um número cada vez maior de meios de comunicação é colocado à disposição das organizações para tornar possível a troca de informações, no tempo e no espaço, tanto no âmbito interno, quanto no âmbito externo das organizações.Nos dias atuais, com a globalização da economia e com um número cada vez maior de meios de comunicação disponíveis às organizações para a troca de informações, todos devem estar convencidos da necessidade das empresas de se organizarem e de se comunicarem.
A COMUNICAÇÃO DO PONTO DE VISTA DAS TEORIAS DASORGANIZAÇÕES
A análise das Teorias das Organizações do ponto de vista das relações existentes entre "Organização e Comunicação", isto é, dentro de uma perspectiva do ambiente organizacional, onde se desenvolvem as diferentes situações comunicacionais, nos leva às constatações a seguir.
Corrente Racionalista Clássica
Para os teóricos dessa corrente, como Taylor, Fayol e Weber, a comunicação da empresa é enfocada principalmente como informação operacional e formal. Ela se limita a uma informação descendente, sob forma diretiva (BENOIT, 1994). O que importa é que as instruções sejam seguidas.
Corrente Psicológica
Os psicólogos, entre eles, MAYO, LIKERT, McGREGOR, LEAVITT quiseram mostrar que a psicologia poderia ser útil e, sobretudo, importante, para as organizações. Os novos tipos de processos organizacionais propostos abrem uma nova perspectiva para a comunicação organizacional (BENOIT, 1994; PETIT et ali, 1993).
Esses