Comunicação empresarial
São Paulo
2012
Introdução
Neste trabalho iremos abordar os diferentes meios de comunicação interna organizacional, seus tipos e suas semelhanças. Veremos como escrever cartas, correspondências, memorandos, a forma correta de como se expressar com determinados setores e seus responsáveis, forma culta ou coloquial que usamos de empresa para empresa, geralmente esses documentos são enviados ou pelos correios, ou via malote diário. Essa é a forma mais fácil de poder passar as informações em um determinado período de tempo.
SÃO PAULO
2012
1.1. Correspondências
Correspondências: carta, memorando, ofício, circular, requerimento.
As correspondências são cartas usadas para comunicações internas e externas numa organização. As cartas internas são feitas para trocar informações entre os setores da empresa,
Logo, não são de estrito uso dos profissionais de Relações Públicas. Secretárias e outros funcionários precisam dominar um pouco a técnica.
As correspondências são trocadas via Correios, malotes privativos das empresas ou por entregadores. Nas organizações públicas, essas comunicações também são chamadas de expedientes. As cartas internas servem para dar boas-vindas, comunicar datas de destaque e parabenizar pela passagem de aniversário. Muitas são as situações em que precisamos escrever uma carta a um cliente, instituição, empresa, órgão público. Nossos objetivos, em cada uma dessas ocasiões, provavelmente são diferentes.
As cartas internas se subdividem em:
1. Memorando ou Comunicação Interna (CI);
2. Circular;
3. Ofício.
As cartas, além de diversos destinos, também têm função variada, como a de informar, solicitar ou persuadir. Podem ser cartas de solicitação de emprego, oferta de algum produto de sua empresa, reclamação quanto à má prestação de algum serviço, cobrança de algum débito, enfim, essas outras situações que fazem parte do cotidiano empresarial.
1.2.