Comunicação Empresarial
Ana Tázia Patricio de Melo Cardoso
Unidade 2: A Comunicação Empresarial: conceitos e aplicações
A Comunicação Empresarial: conceitos e aplicações
Contextualizando
As mudanças tecnológicas e culturais têm transformado as formas de comunicação na empresa. Podemos imaginar que, se os tempos são outros, os papéis para quem faz a comunicação empresarial também tiveram suas mudanças.
Hoje, a comunicação da empresa com os seus colaboradores/funcionários, com a sociedade, com o consumidor, com as autoridades, com os setores do governo é algo que está relacionado com cada um dos seus produtos que são lançados no mercado. A ferramenta das empresas da nova era é a comunicação, área esta que envolve os atos da comunicação indiretos, unilaterais e públicos, por meio de jornais, revistas, rádio e televisão, com a irradiação das mensagens tanto para o ambiente interno quanto externo da empresa, tanto para circuitos internos quanto para os circuitos externos.
Comunicar-se é fundamental! Como socializar uma meta? Como propor e implementar uma mudança de procedimento ou o uso de uma nova tecnologia? Como conhecer as demandas, interesses e dificuldades das pessoas, se não pela comunicação?
Ao final deste capítulo esperamos que você: defina a comunicação empresarial; entenda como se dá o fluxo de comunicação (descendente, ascendente e lateral, nas direções vertical e horizontal) em uma empresa; compreenda o funcionamento das redes e dos canais de comunicação nas empresas; reconheça como se dá a relação da comunicação empresarial e a construção da imagem institucional da empresa.
25
Conhecendo a teoria
Comunicação empresarial
Para entendermos o que é comunicação empresarial, é importante destacar que, em função das mudanças da sociedade e do ambiente empresarial, todas as definições atribuídas à comunicação empresarial precisam sempre ser revistas.
Não podemos entender a comunicação empresarial, tal qual já sinaliza