Comunicação Empresarial
A primeira comunicação designa-se por comunicação interna.
A segunda comunicação designa-se por comunicação externa onde se efetua através de Clientes, Fornecedores e todas as outras Entidades da Empresa. Esta comunicação, realiza-se através de documentos de contrato de compra e venda, cartas, emails, faxes, revistas específicas, etc…
A terceira comunicação designa-se por comunicação crise que é estabelecida pela Empresa.
• Entre os Tipos de Comunicação existe a Comunicação de bens e serviços e Comunicação Institucional.
A comunicação está baseada em: Técnicas estruturadas e Técnicas não estruturadas.
No primeiro grupo, consta a Publicidade, o Mecenato e um pouco de Relações Públicas. Estas técnicas apelam para o desenvolvimento da estrutura da comunicação através do planeamento, do controlo e da difusão de mensagens face à imagem institucional da empresa.
Nas técnicas não estruturadas contêm todas as ações de comunicação especiais onde as Relações Públicas se destacam juntamente com a cobertura dessas ações, que são controladas pelos maioritários da estrutura organizacional.
Uma política de empresa deve ser estabelecida considerando os meios de comunicação que são controlados pela organização e tendo em conta os seus quatro suportes básicos: • O Produto; • A Rede de Vendas; • A Publicidade; • A Promoção de Vendas.
A partir disto, ainda as Relações Públicas e a Comunicação Institucional ou Corporativa, o que é da responsabilidade da direção geral. Posto isto, existe também diversas áreas de comunicação da empresa, principalmente dois vectores: A comunicação de marketing – É o vector dos serviços ou marcas e das comunicações de um produto. •