Comunicação empresarial
1. ( ) Como o texto se refere a várias ações, seria gramaticalmente correto substituir “É essencial” por “São essenciais”. 2. ( ) A eliminação do termo referencial “os mesmos”prejudicaria a coerência do texto.
3. ( ) O verbo rezar tem várias acepções e a forma “reza” está sendo utilizada no texto com o sentido de: contém escrito, encerra, prescreve, preceitua, determina.
4. ( ) A expressão “dignidade inerente à pessoa humana” pode ser interpretada como: qualquer pessoa, pelo simples fato de se tratar de um ser humano, possui valor essencial e intrínseco que exige e merece respeito.
5. ( ) A lei brasileira, como a de quase todos os países, não aplica o conceito de direitos humanos a prisioneiros que tenham cometido crimes violentos.
6. ( ) Na tentativa de reverter os crescentes níveisde violência dos dias de hoje, o sistema penitenciário brasileiro está sendo modernizado e já é considerado modelo, uma vez que oferece altos níveis de segurança e conforto para os detentos.
Falar em direitos humanos no Brasil é falar de lutas sociais que se desenrolam em uma sociedade que carrega marcas históricas de desmandos, violências, arbitrariedades, desigualdades e injustiças. Os resultadosnão poderiam ser outros, senão o quadro de violações aos direitos humanos que permeiam as relações sociaisem praticamente toda a sociedade brasileira e que atingem com maior brutalidade as populações empobrecidas e socialmente excluídas.
O importante avanço institucional que conquistamos 10 com o fim do ciclo totalitário, a redemocratização do país e a volta das instituições democráticas, não foi acompanhado de correspondente avanço no que se refere aos direitos 13 econômicos, sociais e culturais. Perpetuam-se no Brasil os modelos econômicos que aprofundam o escandaloso quadro de concentração de renda e contrastes sociais. O agravamento da 16