Comunicação empresarial
Segundo Caroline (2007, p. 81):
Os objetivos da Comunicação Externa são divulgar a missão da empresa assegurando identidade que possa conferir à empresa respeito e reconhecimento por parte do mercado, e criar atitude favorável em relação ao produto ou serviço da empresa. “a Comunicação Empresarial objetiva faz reconhecer e promover uma empresa, com vista à obtenção de atitudes favoráveis por parte do público externo”.
Não menos importante que a simples divulgação de um produto/serviço, a comunicação externa é responsável pela imagem da empresa no mercado, pois é quem recebe os impactos, fraco ou forte, dependendo da estratégia utilizada pela comunicação interna, isto é, por ser externa a sua imagem fica exposta a população tornando-se como alvo fácil para críticas, independente se é uma empresa pequena ou grande.
Uma comunicação externa clara e definida é reconhecida como fator fundamental e estratégico para o sucesso da organização. De acordo com Yanaze (2006), o público externo é formado por acionistas, sócios minoritários e sem direito de voto, fornecedores e prestadores de serviços, distribuidores e intermediários, bancos e instituições financeiras, sindicatos e associações, Governo, imprensa, universidades e clientes.
Assim concluímos que à comunicação externa da empresa hoje é composta pelos seus fornecedores, clientes e consumidores. Porém ainda falta atingir aquele público que recebe informações da mídia (jornais, revistas, rádio, televisão, agências de notícias, etc.).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
CAROLINE TOMASI, JOÃO BOSCO MEDEIROS. Comunicação Empresarial. São Paulo: Editora ATLAS S.A. 2007.
.
YANAZE, Mitsuru Higuchi. Relações Públicas e o Marketing. IN: KUNSCH, Margarida Maria
Krohling (org). Obtendo resultados com Relações Públicas. São Paulo: Pioneira Thomson
Learning, 2006.