Comunicação empresarial, comunicação institucional
COMUNICAÇÃO SOCIAL – RELAÇÕES PÚBLICAS
ALUNA: MARINA RIBEIRO EVANGELISTA
FICHAMENTO
Referências:
GAUDÊNCIO, Francisco. Comunicação empresarial, comunicação institucional: conceitos, estratégias, sistemas, estruturas, planejamento e técnicas. São Paulo: Summus, 1986.
1- A Teoria de Sistemas, agora muito servida de apoio para as administrações das empresas tem como princípio a constituição das possibilidades técnicas e operacionais das integrações, sendo concreta ou abstrata. Assim, as empresas sendo um sistema de trabalho, capital, política e natureza, buscando a mesma visão, fazendo assim circuitos internos e externos.
2- Uma organização é uma reunião de vários aspectos e para ocorrer um equilíbrio, a comunicação é fundamental e indipensável. Ela vai ser responsável por dar vida à empresa, e vai ser desenvolvida, organizada e vive por meio do sistema de comunicação. Tendo também os braços que surgiram dela que envolvem as atividades de Relações Públicas, Jornalismo, Editoração, Identidade Visual e outros.
3- O poder expressivo de uma empresa, viabilizando o processo burocrático, legitimizando os poderes remunerativos, normativos e coercitivos, é chamado de comunicação. Ela fundamenta-se de processos de conhecimentos gerais, humanos e ajusta as ações internas e externas.
4- Há muita diferença entre um jornal de público e um jornal de empresa, já que as pessoas são anôminas, mesmo trabalhando juntas. Os temas desses jornais empresariais são normalmente discutidos por membros de diversos grupos que fazem parte da organização, e com essa discussão, vão nascendo as opiniões, o que é muito importante. Não é uma tarefa simples fazer um jornal e esse jornal ser aceito por todos. Se passa por todo um processo de seleção até a interpretação dessa informação que tentaram passar. Mas mesmo com toda essa dificuldade, os públicos sempre são grandes, heterogênicos, anôminos e é claro, diferenciados. Não sendo somente os