Comunicação Eficiente
Comunicação é o meio em que o emissor, o que emite a mensagem, faz com que o receptor, compreenda a mensagem tal qual a forma com que foi imaginado. A comunicação é estabelecida com base em alguns elementos e a falta de um deles pode gerar na falha da comunicação, isso ocorre quando ela não é realizada de modo esperado, onde o que dissemos não chega até o interlocutor de forma correta.
O problema que pode ocorrer em grandes empresas é que quanto maior a quantidade de receptores menor vai ser a chance de que a mensagem seja recebida por todos da forma com que é desejada, isso ocorre porque existem várias interferências que podem modificar a compreensão ampla da mensagem.
Para a comunicação ser eficiente, os seis elementos principais: o emissor, o receptor, a mensagem, o código, o canal e o referente, devem estar conectados entre si, pois a falha de um desses fará com que a transmissão não seja processada da mesma forma que o emissor tinha em mente.
Para ocorrer uma comunicação eficiente, três pontos essenciais devem ser levados em consideração: o tornar comum, o persuadir e o produzir resposta. Quando uma informação é comunicada, posta em comum, será lida pelo receptor, se esse receptor compreender e aceitar, tornando como verdadeira a informação, ocorrerá à persuasão e por fim a comunicação terá sido eficiente. Pois o receptor compreendeu a informação da forma com que o emissor imaginou.
A comunicação ocorre de duas formas, a verbal e a não verbal. A verbal se dá através das palavras, do texto escrito, do discurso oral. A não verbal ocorre através de imagens, formas de expressão, sons variados, por exemplo, logomarcas de empresas. É necessário perceber qual o público alvo, para se saber qual o tipo de comunicação que será utilizada.
Percebendo todos os elementos que envolvem a comunicação e definindo qual a forma que ela será utilizada, devemos ter em mente que o modo como será expressa é que levará a assertividade. O ponto de