comunicação educativa
COMUNICAÇÃO EDUCATIVA:
É um processo de interação entre professores, alunos e a comunidade educativa, que visa criar um clima psicológico favorável para melhorar o intercâmbio e recreação de sentimentos que contribuem para o desenvolvimento da personalidade humana.
Kalik Kan em sua conceituação de comunicação educativa, defini-la como: "A comunicação profissional e pedagógica é um sistema (processos e hábitos) de interação sócio-psicológica do professor e alunos, o conteúdo é a troca de informações, a influência educacional, organizar interações com a ajuda dos meios de comunicação. Além disso, o professor actua como activador deste processo, organizar e dirigir.
Do ponto de vista pedagógico a conceituação da noção de comunicação educativa podem ser diferenciados em duas tendências principais: comunicação educativa e instrumentos processuais.
O processo de comunicação em sala de aula é formado por elementos: individual e social, base material e simbólica.
A relação de comunicação envolve:
a) Os professores e alunos, como sujeitos individuais e sociais, cujas posições na relação educativa são geralmente assimétrica.
b) A mensagem: Ele atua como intermediário nas relações de comunicação, ligando o remetente eo destinatário) c) A matriz cultural: códigos e linguagens. No processo educativo coexistem diferentes códigos que impedem a comunicação entre professores e alunos e de aprendizagem
IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO EDUCACIONAL E SUA APLICAÇÃO NA SALA DE AULA
Compreensão do professor da educação como um processo de interação e diálogo e organizando classes na base desta concepção tem implicações importantes no ensino e na formação dos estudantes.
Essas atitudes não são transmitidas por mero professor fala, mas através da atividade que os alunos realizar e relatar as relações estabelecidas entre eles e seus professores.
ÉTICA E