Comunicação de tempo inadequado citado no incidente de microburst downdraft do B737
2390 palavras
10 páginas
A Secretaria de Segurança de Transportes Australiana afirmou que, entre outros fatores, os controladores de tráfego aéreo não aconselharam a tripulação de vôo – nem a tripulação solicitou – detalhes sobre os limites laterais, direção de deslocamento e velocidade no solo de uma tempestade que se aproximava do aeroporto de destino.BASE DE SEGURANÇA DE VÔO
Às 0729 horário local em 18 de Janeiro de 2001, um Boeing 737-400 se deparou com um microburst downdraft enquanto a tripulação estava realizando um retorno (go-around) de aproximação durante um sistema de pouso por instrumento (ILS) para a pista 19 de Brisbane, Queensland, Austrália, próximo de uma tempestade intensa.
Nenhum dos 137 passageiros ou 7 membros da tripulação foram feridos, e a aeronave não foi danificada durante o encontro, que ocorreu enquanto o B737 estava sendo operado em programado serviço de passageiros à partir de Sydney, New South Wales, Austrália, para Brisbane.
O relatório final da Secretaria de Segurança de Transportes Australiana (ATSB) disse que durante a abordagem final sobre o incidente, nem a tempestade nem raios podiam ser vistos claramente pela tripulação do B737 e ecos de refletividade do radar por trás da tempestade provavelmente foram atenuadas pela forte chuva, provavelmente tornando o sistema de radar meteorológico não-confiável para uma avaliação rigorosa do tempo à frente da aeronave.
As luzes de aproximação da pista 19 inicialmente eram visíveis para a tripulação na chuva e granizo isolado, mas as luzes de aproximação e luzes da pista se tornaram obscuras em chuva forte e granizo.
"As luzes de aproximação para a pista 19 eram visíveis a tripulação, e o [piloto em comando (PIC)] eleito para continuar a aproximação", disse o relatório." A! cerca de 500 pés, o tempo deteriorou-se rapidamente, e a aeronave encontrou granizo e turbulência. O [PIC] interrompeu a aproximação e aplicou o motor de empuxo (engine thrust) para retorno (go-round) A aeronave começou a subir