Comunicação corporativa
- Revista Natura: além de comunicar os fatos importantes da empresa, é necessário realizar constantes pesquisas para saber o que as consultoras tem curiosidade ou dúvidas
Reuniões: além das reuniões que ocorrem de 20 em 20 dias lá na Natura, seria interessante que ao menos uma vez no ano uma equipe da Natura fosse até às consultoras para demonstrar interesse pelo seu trabalho e conhecer melhor o campo de trabalho. Uma convenção regional ou visitas esporádicas.
Trace um paralelo entre o programa de Comunicação Empresarial da Natura e da Votoratim, apontando e justificando pontos positivos e negativos de ambos. Aponte sugestões de melhoria para ambas as empresas:
O processo de comunicação empresarial da Natura é menos complexo que o processo da Votorantim, pois suas áreas de negócio não são tão heterogêneas como as da Votorantim, isso faz com que o trabalho de unificação da informação seja menos desafiador.
A redução de publicações da Votorantim é um ponto positivo, pois são mensagens claras e relativamente poucas para o tamanho da empresa.
Já a Natura tem como ponto positivo as diversas formas de comunicação, visando atingir todos os públicos com os meios e a linguagem que lhe são cabíveis.
Um ponto positivo da comunicação da Votorantim é a redução de suas publicações, para 08 (oito), considero baixa para uma empresa tão complexa. Como ponto negativo, cito a perspectiva pouco regionalizada dos assuntos abordados, onde situações específicas relevantes de determinadas regiões deveriam estar sendo abordadas e veiculadas a todos.
Como pontos positivos da Natura cito: a democratização da informação em formatos mais simples como quadro de avisos, por exemplo e reuniões de resultados com comunicação direta com os