comunicação celular
Aula_13C.indd 7
Ao final desta aula, você deverá ser capaz de :
• Entender como e por que as células se comunicam.
• Reconhecer os principais tipos de sinalização entre células.
• Conceituar ligante e receptor.
• Entender como moléculas hidrofóbicas atuam na sinalização. • Entender como moléculas que não atravessam a membrana podem transmitir informação para o ambiente intracelular.
13
a u l a
Receptores de membrana e princípios de sinalização celular I
8/7/2004, 14:22:36
Biologia Celular I | Receptores de membrana e princípios de sinalização celular I
INTRODUÇÃO
Em organismos multicelulares, é essencial que as células se comuniquem, possibilitando ações coordenadas. Essa comunicação se dá através de moléculas que uma determinada célula produz e coloca no meio extracelular para serem então percebidas pelas outras células.
Se compararmos a comunicação entre células com a comunicação entre as pessoas, o assunto fica mais claro: a forma mais fácil de duas pessoas se comunicarem é pela linguagem verbal. Alguém diz uma frase que contém certa informação. Para que outra pessoa receba essa informação corretamente, é preciso primeiro que essa pessoa possa ouvir. Depois é preciso que ela entenda o idioma usado pela pessoa que disse a frase, só a partir daí o sentido da frase passa a valer.
Entre células, “dizer uma frase” não significa emitir um som, mas liberar no meio extracelular uma ou mais moléculas. Para que a informação seja transmitida, é preciso que as outras células possam “ouvir”, ou seja, é preciso que as outras células tenham receptores capazes de perceber a presença daquela molécula no meio extracelular. Além disso, é necessário que as células que apresentam os receptores tenham condições de decodificar a informação recebida, ou seja, “entendam o idioma”. Vamos chamar a célula que lançou a molécula de célula sinalizadora, a molécula que leva a informação de ligante e a célula que percebeu a presença do