comunicação alternativa
SISTEMA DE ENSINO A DISTÂNCIA
COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA
A COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA NO CONTEXTO ESCOLAR
Vanessa Mariana do Nascimento Cândido Lessa
Pedagogia
Poços de Caldas
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO...................................................................................................... 3
2 DESENVOLVIMENTO........................................................................................ 4
3 CONCLUSÃO........................................................................................................ 9
REFERÊNCIAS........................................................................................................ 10
1- INTRODUÇÃO
O sujeito aprendiz se constitui no espaço escolar. Dentre os aspectos que devem ser trabalhados na escola estão o desenvolvimento da atividade criadora e a construção da linguagem. Esses aspectos serão constituídos por meio da interação e mediação dos professores, que são os propulsores desse desenvolvimento.
Desta forma, a escola passa a ter um papel essencial na formação dos sujeitos. Acompanhando o movimento mundial da educação, é visível que a perspectiva inclusiva é uma tendência mundial. No Brasil essa perspectiva está presente em Leis, Decretos e Resoluções, as quais prezam pelo atendimento de pessoas com necessidades educacionais especiais, preferencialmente no ensino regular; e a capacitação de docentes, objetivando um ensino que efetivamente atenda as singularidades envolvidas na construção da aprendizagem e de uma prática pedagógica que seja comum e válida a todos.
O princípio fundamental da inclusão é a valorização da diversidade dentro da comunidade humana. Valorização essa, extremamente salutar à aprendizagem, não somente dos alunos com necessidades educacionais especiais, mas de todos os alunos que compartilham de uma prática eliciadora de interação,