Comunicao E Linguagem 1
R.A. 1179335
Comunicação e Linguagem
Polo de São Miguel do Guaporé-RO
2015
Objetivos
O tabu é o contrário do ato de respirar com liberdade. Como traz em si uma proibição, cria necessariamente o reflexo de inibição coletiva, porque o castigo aplicado a quem o transgride é aterrorizante e inevitável. O transgressor perde a proteção das divindades, entra numa desordem mental, num caos interno que levará ao seu desaparecimento. Quem viola um tabu comente uma infração mortal e se torna, portanto, tabu por sua vez. Seu exemplo é perigoso para o clã. Ele poderia incitar outros a segui-lo e a quebrar a organização social do grupo.
O infrator espera, portanto, sua morte a qualquer instante, por doença ou por acidente. Pode, por exemplo, tropeçar e cair num precipício; sua lança pode lhe escapar da mão durante uma caçada, e ele, se ver desarmado diante de um urso; seu machado pode amputar sua mão num instante de desatenção. O transgressor passa a viver dominado pelo medo. Seu erro resultará em sua morte social, anunciadora de sua morte física.
Título do livro: Para conhecer melhor os tabus e as proibições.
Autor: Patrick Banon.
Editora: Claro Enigma.
Cidade: São Paulo.
Ano de publicação: 2011.
Páginas de onde foram retirados os excertos: 10-13.
Falar sobre esse assunto é muito complicado, pois a maior parte dos tabus surge na tradição cultural, ou por crendice, o tabu pode ser definido por qualquer assunto, ou comportamento inaceitável, ou proibido, em uma determinada sociedade. Cada sociedade possui os seus próprios padrões morais.
Também pode significar que é sagrado, algo perigoso, imundo ou impuro. Aquele que violasse o tabu estaria cometendo um gravíssimo erro e poderia ser castigado, por uma doença ou um acidente, ele vivia reprimido pelo medo, com isso o violador perdia a proteção divina.
Os tabus que existe em uma sociedade, pode não existir em outras. Existem vários tipos de tabus para ser mais específica há