Comunicacao e expressao
Aluna: Renata Balsan
At 1: Descrição, diagnostico e narração da imagem
1.1: Descrição e diagnóstico da imagem:
A imagem mostra uma comunidade pobre, uma casa aparentemente de sapé, e uma família em frente da casa.
Uma casa de sapé é feita com varas de árvores, palhas, capim, as vezes algumas telhas e barro com água. Elas são construídas rapidamente e de maneira simples, sem necessidade de alicerce, projetos arquitetônicos, engenheiros ou até mesmo pedreiros. Por ser tão simples sua construção qualquer pessoa com ao menos força física é capaz de fazer uma casa de sapê, porém, essas casas não são confiáveis, pois qualquer chuva, ou um tremor é capaz de destruí-las.
1.2: Narração da imagem:
Em uma pequena vila, no sertão nordestino, havia uma comunidade de gente muito pobre, com condições precárias, sem moradias, água potável e energia.
Os habitantes da comunidade viviam de compartilhamentos, trocas e solidariedade. Com o aumento da população daquela vila, houve a necessidade de construir casas para abrigar a todos, então os moradores com maiores condições físicas procuraram materiais como capim, palhas, resto de telhas, e barro para construírem casas de sapê, pois essas eram as únicas que podiam ser feitas em tais condições.
A comunidade vivia na simplicidade, na pobreza, e eram acostumados com isso, porém um certo dia, inesperadamente, começou a chover, o que não é nada comum no sertão, e as pessoas não esperavam por isso. Ficaram desesperadas, as casinhas de sapê foram todas desmoronadas, e os habitantes ficaram novamente sem ter onde dormir.
O acontecimento foi relatado nos principais jornais da região e, com isso, vários engenheiros fizeram um projeto para abrigar as pessoas da vila. Assim, os engenheiros construíram várias casas simples de alvenaria, e os moradores conseguiram, assim, uma vida muito mais decente da que possuíam antes.
At 2: Mapa conceitual - teoria da