Comunicacao Comunitaria 27
R.: É um grupo de comunicação que possui um grande número de empresas em vários meios de comunicação como televisão, rádio, jornal impresso, filmes, músicas e internet. Conglomerados de mídia lutam por políticas e ideologias que facilitam o controle dos mercados em todo o mundo. A nível mundial, podemos citar o canal Sony e a Disney, que além de possuir o mais famoso parque de diversões do mundo, dispõe de canais de televisão, personagens históricos que ganharam vida em desenhos animados, filmes e teatros, entre outros. A nível nacional, podemos citar a Rede Globo e no âmbito estadual o Grupo Buaiz.
2- Como agem os grupos de pressão? Dê exemplos.
R.: Um grupo de pressão ou lóbi (do inglês lobby) constitui um grupo organizado de pessoas que objetivam influir nas realidades econômicas e sociais, através de mecanismos não propriamente econômicos, tais como greves, boicotes, manifestações, apelos à opinião pública, intervenções políticas, entre outros, e cujos resultados dependem da solidariedade e coesão de seus integrantes. Basicamente, há três tipos de atuação, que podem ser usadas simultaneamente:
Lóbi direto: consiste na apresentação directa da proposta defendida pelo lobbista ao grupo com poder de decisão, também designado de público-alvo do lóbi.
Lóbi de topo: consiste em atuar acima da esfera de decisão directa do grupo alvo, fazendo pressão sobre as chefias dos decisores. Lóbi de base: consiste em divulgar um tema através dos meios de comunicação, de modo a criar uma pressão da opinião pública para que esse tema entre na agenda politica.
3- Enumere as características das manifestações que ocorreram no mundo todo, com base no livro “Redes de Indignação”.
R.: - Organização pelas redes sociais; - Ausência de lideres; - Organização popular; - Descaso pela grande mídia.
4- O que é comunicação comunitária e para que serve? Faça um comparativo com a