Comunicacao Comparada
Explorando esse fanatismo pelo próprio ego, Paula Sibilia mostra que nos dias de hoje o verbo "ser" torna-se um efeito do verbo "parecer". De acordo com a autora, estaríamos vivenciando importantes transformações na maneira com que os indivíduos configuram e vivenciam suas experiências subjetivas. Acompanhando as fortes mudanças que estão ocorrendo em todos os âmbitos - principalmente a internet- com blogs, youtube, facebook, orkut, todos sites de autopromoção, em que as pessoas fazem uma espécie de propaganda delas mesmas.
O interesse na vida alheia 'e assustador, e ao mesmo tempo já se tornou parte da rotina de muitos.
Tendo em vista o reality show analisado nesse trabalho "Temporada de moda capricho", conseguimos fazer varias analogias com a teoria de Paula Sibilia, analisando os episódios, nota-se claramente a presença de uma cobrança da sociedade por autenticidade, mas ao mesmo tempo uma perda de identidade.
Analise do episódio 1:
O primeiro episódio da temporada tem como objetivo apresentar os participantes para o publico, onde cada um fala um pouco de si e explica porque esta ali, e quais habilidades possui. O programa gira em torno das apresentações e do perfil de cada participante. O que mostra como o publico é exigente e necessita de uma pessoa para se identificar, quase como se fosse uma personalidade desejada, e que é materializada em outra pessoa. Logo no inicio do programa o telespectador já cria um sentimento de amor pelo seu participante favorito, provando mais uma vez que