Comunicacao Comp Reportagem Evento Cultural
Curso de Jornalismo – 2º ano D
Bárbara Ligero – RA 14000148
Beatriz Manfredini – RA 14000161
Reportagem – Evento Cultural
Marginalização é tema de sarau na Casa das Rosas
A Casa das Rosas recebeu no último sábado (11) o “Sarau Carolina”, que homenageia a escritora e poetisa Carolina Maria de Jesus. O evento, organizado pelo Coletivo Jornal Dialética, teve a leitura de poesias e exibição de vídeos curta metragem. Voltado para a literatura periférica e a escrita como forma de cultura e resistência, convidava todo o público a participar com textos de autoria própria ou de autores que apreciassem.
O coletivo é composto por poetas, cineastas, atores, músicos e artistas independentes que vivem em Guarulhos. De acordo com a representante Aline Fonseca, o fato do sarau acontecer em tão importante centro cultural pela primeira vez – ele ocorre uma vez por mês, no Espaço Arranca, que fica na periferia da cidade - atraiu mais pessoas e possibilitou o contato com um público de outras partes da Grande São Paulo. Acrescenta: “O importante é a troca que a gente tem aqui, falar da nossa poesia e de Guarulhos, que tem uma cultura independente muito forte”.
A homenageada da noite, Carolina, teve seu talento descoberto pelo jornalista Audálio Dantas quanto este cobria a abertura de um pequeno parque municipal. A poetisa publicou quatro livros em que relata o sentimento de exclusão social por ser “mulher, negra, favelada e pouco estudada”. Aline afirma: “Nós decidimos homenagear a Carolina Maria de Jesus porque nos identificamos com o trabalho dela, por ela falar de seu dia a dia na periferia, da sua luta”.
Assim, a maior parte dos poemas recitados - e muitas vezes encenados e cantados – pelos espectadores e pelos próprios membros do coletivo tinham como temática os preconceitos do cotidiano e da vida de um negro, apesar de alguns participantes declamarem assuntos diferentes.
O evento também lançava um livro, o quarto publicado pelo