Comunica Ao Analogica
COMUNICAÇAO DE DADOS
COMUNICAÇÃO ANALOGICA
São Caetano Do Sul
2015
Cassiano Ivo Faustino
COMUNICAÇÃO ANALOGICA
Os sinais analógicos são aqueles gerados por dispositivos transdutores, ou seja, dispositivos eléctricos capazes de converter um tipo de energia em outro.
Portanto, os transdutores podem ser utilizados para converter informações em sinais analógicos e vice-versa. Exemplo: o microfone é um tipo de dispositivo transdutor.
Na comunicação também existe um aspecto digital e outro analógico, no aspecto digital da comunicação é o que dizemos as palavras, os dígitos, os significados. O aspecto analógico da comunicação é a forma, a qualidade do que dizemos.
Para sinais analógicos a largura de banda é a largura, medida em hertz, da faixa de frequência para a qual a Transformada de Fourier do sinal é diferente de zero.
Quando uma pessoa fala ao microfone, esse transdutor converte a voz da pessoa (energia acústica) em sinais analógicos (sinais elétricos oscilantes), que por sua vez trafegam pelo cabeceamento elétrico e circuito elétrico do sistema de som até que cheguem aos alto-falantes das caixas de som.
Como os alto-falantes também são um tipo de transdutor, eles convertem esses sinais analógicos em ondas de som.
Tomando o caso comum nas telecomunicações dos circuitos, num analógico a informação "viaja" por meio de ondas electromagnéticas. Este sinal é afetado por outros campos elétricos que danificam a qualidade do sinal, a chamada estática; por outro lado, quanto maior a distância percorrida, menor a potência do sinal. Para ultrapassar esta barreira, são utilizados amplificadores de sinal.
No entanto, dado que o "ruído" também é um sinal elétrico, a amplificação tem o efeito de também aumentar o ruído.
Para sinais analógicos a largura de banda é a largura, medida em hertz, da faixa de frequência para a qual a Transformada de Fourier do sinal é diferente de zero. Esta definição ormalmente é relaxada