Comuncação Integrada de Marketing
Nome
Mariana Belchior de Araújo
10 coisas que facilitam a comunicação
1- Conhecer o interlocutor
Ter o conhecimento de quem recebe a informação é importante para saber a linguagem adequada e a maneira correta de se comunicar, para que o receptor tenha entendimento daquilo que está sendo comunicado. Não adianta ter um vocabulário sofisticado se o publico que recebe a mensagem não tem escolaridade, desta maneira, a comunicação não acontece.Por este motivo ao ter conhecimento com quem se fala.
2- Ter domínio do assunto (Conhecer o produto/serviço etc.)
O conteúdo da informação deve ser relevante para as pessoas que receberão a mensagem. Elas precisam compreender o que está sendo informado e, para isso, deve-se estar atento ao que o receptor já sabe e ao que pensam sobre o assunto. Ter domínio do assunto que está sendo tratado é importante para que a mensagem tenha contexto, e assim tem-se um bom entendimento.
3- Clareza nas informações/ideias (ser direto, simples)
Para se transmitir uma mensagem clara é necessário trabalhá-la com atenção. Não é fácil transmitir uma mensagem de maneira breve e ao mesmo tempo exata. Fazer isso requer mais reflexão do que explicar com detalhes o que sabemos sobre o assunto. De modo geral, as pessoas acham difícil absorver ideias complicadas e em grande quantidade, em um curto espaço de tempo. As palavras produzem efeito quando você se mostra alinhado com aquilo que diz. Esse alinhamento se revela através da voz (tom, ritmo, e velocidade que fala), e por sua expressão corporal.
Textos rebuscados, geram uma rejeição natural à ideia exposta pelo emissor para o receptor, não sendo bem entendida, acabando com o objetivo da comunicação. Sendo assim, o ideal é transmitir a mensagem com frases simples. Para isso deve-se eliminar o que é desnecessário, evitar utilizar jargões,ir direto ao ponto, e tangibilizar resultados e/ou benefícios.
4- Ser verdadeiro no que propõe (reputação)