Comu
Chegamos a tempo, mas a própria Lilian informou que começou cerca de cinco minutos mais cedo neste dia para contar uma história, que estavam discutindo quando entramos no salão. Como são muitos (estavam presente cerca de 30 idosos) e o salão é grande, Lilian conduziu o microfone até eles quando alguém queria falar. A partir do momento em que entramos, duas pessoas comentaram sobre a questão de ser bem tratado e como é preciso tratar bem as pessoas para ter amigos.
Achamos interessante, pois não ficaram presos ao clichê “gentileza gera gentileza” e também levantaram a questão de que quando alguém te trata mal, você pode fazer diferente e tratá-la bem, já que retribuir com um tratamento ruim pode gerar sentimentos ruins em ambas as pessoas. Lilian, então, ressaltou a importância de pensamentos positivos, de acordo com a história que ela haviacontado mais cedo.
Depois dessa breve discussão, ela mostrou algumas fotos deles coladas em várias cartolinas. Eram fotos comemorativas que ajudamos a afixar em um mural do salão depois da reunião, juntamente com um dos idosos. Alguns se mostram animados, querendo encontrar a si mesmos nas fotos e Lilian recordou com eles algumas das datas e quem estava presente.
Depois disso, ela propôs associações de números com os bichos do Jogo do bicho. Muitos opinavam, mas eram praticamente os mesmos. Apesar de essa ser uma atividade dependente de um conhecimento específico, pudemos notar esse padrão de participação ao longo de toda a atividade. Além disso, a psicóloga também mostrou figuras dos animais impressas em folha sulfite. Embora estivessem