Comtabilidade
Conhecimento tácito é aquele que o indivíduo adquiriu ao longo da vida, pela experiência. Geralmente é difícil de ser formalizado ou explicado a outra pessoa, pois é subjetivo e inerente às habilidades de uma pessoa. Uma das referências teóricas para a noção de conhecimento tácito é Michael Polanyi, este filósofo ajudou a aprofundar a contribuição do saber tácito para a gênese de uma nova compreensão social e científica da pesquisa.
Conhecimento explícito é o conhecimento que já foi ou pode ser articulado, codificado e armazenado de alguma forma em alguma mídia. Ele pode ser prontamente transmitido para outras pessoas. As formas mais comuns do conhecimento explícito são os manuais, documentos e procedimentos. O conhecimento pode ser também áudio-visual. Trabalhos de arte e desenhos de produtos podem ser vistos como outras formas de conhecimento explícito onde habilidades humanas, motivos e conhecimento são externalizados.
7. Qual o significado de “ Internalização ”, “ Externalização ”, “ Socialização ” e “Combinação ”?
A internalização é a transformação de actividades externas em actividades internas. No entanto, apesar da actividade interna se desenvolver a partir de uma actividade externa, não é a sua fotocópia. Ocorrem sempre mudanças quando o externo se torna interno.A internalização fornece um meio para as pessoas efectuarem interacções potenciais com a realidade através de simulações mentais ou da imaginação sem executarem realmente nenhuma manipulação com objectos reais.
A externalização, por sua vez, transforma actividades internas em externas e é freqüentemente necessária quando uma acção interna necessita de ser “reparada” ou de ser alterada na sua escala. A externalização é também importante quando a colaboração entre algumas pessoas requer que as suas actividades seja realizadas