Comtabeis
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução a Teoria Geral da Administração. 8.Ed.São Paulo: Elsevier, 2011.
Nome:
Disciplina: Teoria Geral da Administração.
Curso: Administração
Professor (a): Valdilene
Enquanto Taylor e outros engenheiros ampliavam a Administração Cientifica nos Estados Unidos, movidos pela Europa na França em 1916 surgia a Teoria Clássica da Administração. Se a Administração Cientifica se assinalar-se pelos trabalhos feitos por operários a Clássica se assinalar-se pela estrutura da organização.
A Época
Segunda Guerra Mundial com EUA e Europa trabalhando juntos em operações militares. Os meios de transporte e comunicação tiveram enorme alargamento. E na Europa surgia a Teoria Clássica da Administração.
A Obra de Fayol
Henri Fayol, o fundador da Teoria Clássica. Formou-se em engenharia de minas, fez sua carreira em uma empresa metalúrgica e carbonífera. Fayol expos suas ideias no livro Administration Industrielle et Générale, publicado em 1916.
1. As funções básicas da empresa
1. Funções técnicas, relacionadas com a produção de bens ou de serviços da empresa. 2. Funções comerciais, relacionadas com a compra, vendam e permutação. 3. Funções financeiras, relacionadas com a procura e gerência de capitais. 4. Funções de segurança, relacionadas com a proteç o e preservação dos bens e das pessoas. 5. Funções contábeis relacionadas com os inventários, registros, balanços, custos e Estatísticas. 6. Funções administrativas relacionadas com a integração de cúpula das outras cinco funções.
2. Conceito de Administração
1. Prever: visualizar o futuro e traçar o programa de ação. 2. Organizar: constituir o duplo organismo material e social da empresa. 3. Comando: dirigir e orientar o pessoal. 4. Coordenar: ligar, unir, harmonizar todos os atos e todos os esforços coletivos. 5. Controlar: verificar que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas.
3.